5/05/2012

segue o diálogo

-Eu estou confuso, não entendo sua ideia de humildade.- lamentou o rapaz.

-Não há relação entre ser humilde e esconder nossas qualidades. Humildade consiste em reconhecer habilidades alheias e não sentir nenhum sentimento além de admiração.– explicou o Mestre.

-Alardearmos o que sabemos é arrogância.

-Ser arrogante é fazer uso egoísta do que te foi agraciado. – continuo o Mestre – É tripudiar sobre quem não recebeu o mesmo dom.

-Mas… não somos todos iguais? – balbuciou o discípulo.

-Há pouco passamos por um aleijado, na entrada do vilarejo. Desafiaria-o a uma corrida?

-Não.

-Por que não?

-Porque ele não pode caminhar como eu posso.

-Então sentes superior a ele, já que podes andar e ele não?

-Não me sinto melhor que ele…

-Reconheces que te moves com mais eficiência?

-Sim…

-Para se movimentar eres melhor, não há nenhum problema nisso, apenas um fato. Tua humildade reside em não tripudia-lo convidando para uma corrida. Vês aquele lago adiante? O que farias se eu atirasse-te no meio do lago?

-Nadaria para me salvar, além de ficar muito triste e confuso com o senhor por ter feito isso. – murmurou o garoto, assustado.

-Tu não morrerias, por que sabes nadar. Eu morreria se caísse lá, não sei nadar. Reconheço que eres melhor, entretanto, isso não é motivo para tristeza. – pacientemente exemplificou o Mestre. – Crês que eres mais sábio que eu?

-Não! – apressou-se em negar o aluno.

-Crês que sei todas as coisas entre o céu e a terra?- insistiu o Velho.

-Sim! É o homem mais sábio que conheço!

-Perderei o sentido da vida no exato momento em que pensarei tê-lo encontrado. Nisso reside também a humildade, a consciência de que se pode ser sempre melhor. – concluiu o Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário