2/18/2010

Biblioteca de São Paulo

Visitar a Biblioteca de São Paulo pode ser uma experiência e tanto: livros, video, audio, cinema e, em breve, oficinas e exposições, de acordo com o gerente cultural Mario Silva. Construída exatamente onde funcionava a recepção da Casa de Detenção de São Paulo (o famoso Carandiru, implodido em 2002), o espaço promete concentrar o maior acervo de livros do estado de São Paulo, além de funcionar como um data center, com informações de todas as bibliotecas públicas estaduais.

Logo na entrada o visitante é gentilmente convidado a guardar seus pertences em lockers, com direito a chave, mas é preciso memorizar qual o número do seu armarinho, pois as chaves não contam com numeração, somente as portas.
Após tudo guardado, o visitante tem a sua disposição diversos computadores equipados com leitor e gravador de dvd, fones de ouvido, entrada USB e monitores de LCD de 21', que podem ser usados para ver filmes, navegar na internet, ouvir música, gravar arquivos (como fotos e cds de audio e video) ou acessar livros digitalizados. Uma boa sacada foi dividir os computadores nos dois andares: o primeiro, mais barulhento, para crianças, o segundo recomendado aos adultos, para que possam se concentrar.

Entre os filmes disponíveis Bonequinha de Luxo,O Sabor da Melância, Embalos de Sábado à Noite, Buena Vista Social Clube. Cds de audio contam com um repertório bem restrito, mas estão lá Mart'nalia, Chico Buarque, Jards Macalé, Luiz Melodia e compania.

Quando tentei navegar na internet, o "sistema tinha caído" e estava sem previsão de volta, o que tomou aproximadamente uma hora. Internet conectada, orkut e web messenger bloqueados, mas facebook, twitter e outras redes sociais tranquilo, assim como servidores de e-mail (tipo Hotmail e Gmail). Logo de cara dá pra perceber que o hit é mesmo o youtube, que está em mais da metade das telas! Se quiser escrever ou produzir alguma coisa, o máximo disponível é o bloco de notas do windows, não existe nenhum pacote office disponível, nem pago, nem gratuito. Também não adianta levar lap top, não há wi-fi disponível.
Pra levar algo emprestado (DVDs e Livros) têm que fazer a carterinha no balcão da recepção. Basta documento de identidade, mas quando for fazer sua primeira retirada tem que apresentar comprovante de residência. Quando fui fazer a minha tive que esperar aproximadamente 20 minutos, com apenas cinco pessoas na minha frente, porque de três atendentes um estava ajudando o que faz a retirada e o terceiro estava falando ao telefone.

Olhando ao redor, vemos a galera da comunidade, que faz uso dos computadores para conversar por e-mail e ouvir música no youtube; os moderninhos, que ficam vasculhando livros e filmes pseudo-intelectuais, intelectuais e hypes; estudantes de todas as idades buscando livros para pesquisa e mais um monte de gente sem ter o que fazer ou buscando um programa cultural.

No final, dá pra gastar umas boas horas lá dentro (no meu caso, aqui dentro, já que estou escrevendo em um dos computadores) com cultura, paquera, exibicionismo e o que mais seu desejo criar!


Serviço

End.: Av. Cruzeiro do Sul, 2630, ao lado do Metrô Carandiru

Horários: Terça a Sexta de 9h às 21h - sábados, domingos e feriados de 9h às 19h - não abre segunda